Em resumo é simples: O time que tem a posse de bola tenta avançar gradualmente em jogadas de curta duração - os chamados downs. Se conseguir levar a bola até a endzone do adversário, marca touchdown e conquista 6 pontos.

O Jogo

A partida tem duração de 60 minutos, dividios em quatro períodos de 15 minutos. O cronômetro, entretanto, pode ser parado em algumas situações: se o jogador com a bola sair pela lateral, se algum time pontuar, se houver um passe incompleto (bola lançada que toca o chão antes de ser pega) ou se houver falta.

Em campo são 11 atletas para cada equipe. Como não há limite de substituições, os jogadores podem entrar e sair da partida quantas vezes o técnico quiser. Desta forma, quando o time tem a posse de bola, coloca 11 atacantes em campo. Quando não está com a bola, usa 11 defensores. Nas jogadas de chute entram os chamados "especialistas".

O chamado kickoff acontece no começo do primeiro e do segundo tempo, assim como após qualquer pontuação. A bola é posicionada na linha de 35 jardas e chutada pelo kicker em direção ao campo do adversário. Um jogador do time adversário, o retornador, recebe a bola chutada e tentar avançar com ela o máximo que puder, até ser derrubado.

As equipes têm direito a pedidos de tempo (os timeouts). São três na primeira metade da partida e mais 3 na segunda. Há ainda uma parada automática quando faltam dois minutos para o fim da primeira etapa e outra a dois minutos do final da partida. Elas se chamam two-minute warning.

Em qualquer momento antes do two-minute warning, um técnico pode lançar uma bandeira vermelha no gramado e desafiar uma jogada, antes do snap seguinte. Cada treinador pode ter dois desafios por jogo, e ganhar um extra caso esteja certo em ambos. Se errar e a jogada seguir como foi marcada, seu time perde um timeout. Se acertar, ele mantém seus pedidos de tempo. Durante o two-minute warning, não há desafios, e os juízes decidem rever ou não uma jogada.

O Campo

O campo de jogo é um retângulo com 120 jardas (109,73 m) de comprimento e 53 ⅓ jardas (48,76 m) de largura, delimitado por linhas laterais ao longo do comprimento, e linhas finais ao longo da largura. Existe uma linha de gol a 10 jardas de cada uma das linhas finais e paralela a ambas. As duas linhas de gol estão, portanto separadas por 100 jardas. A área do campo entre as linhas de gol tem o nome de campo de jogo. A área entre a linha de gol e a linha final do campo, chamam-se áreas de finalização ou endzone.

Dentro do campo de jogo há marcadores adicionais: os marcadores de jarda e as linhas de restrição (inbound lines ou hash marks), a cada jarda ao longo de todo o comprimento do campo. As linhas de restrição, que são linhas curtas perpendiculares aos marcadores de jarda, estão a 70 ¾ pés (21,56 m) das linhas laterais. A cada 5 jardas, os marcadores de jarda estendem-se a toda a largura do campo, e a cada 10 jardas são marcados por números que indicam a distância, em jardas, até à linha de gol mais próxima.

Ao centro de cada linha final situa-se um conjunto de traves, que têm dois postes longos que se estendem por cima de uma barra horizontal em forma de "Y". A distância entre os postes é de 18 ½ pés (5,64 m), e o topo da barra está a 10 pés (3,05 m) de altura.

Campo
End Zone
Área de Finalização
End Zone
Área de Finalização
End Line
Linha de fundo
End Line
Linha de fundo
Goal Line
Linha de Gol
Goal Line
Linha de Gol
Centro do Campo
Linha de 50 jardas
Side Line
Linha lateral
Side Line
Linha lateral
Goal Post
Trave
Goal Post
Trave
Yard Lines
Linhas de jardas
Hash Marks
Linhas de restrição
Hash Marks
Linhas de restrição
Coaching Box
Área Técnica
Coaching Box
Área Técnica
Team Area
Área do Time
Team Area
Área do Time

Pontuação

Há basicamente três formas de fazer pontos no futebol americano.

A primeira delas é o Touchdown, que vale 6 pontos e é conquistado quando um jogador tem a posse legal da bola dentro da endzone (10 jardas colorida no final de campo) do adversário. Conquistar um touchdown é o principal objetivo da equipe que ataca. Depois de um touchdown, um ou dois pontos extras podem ser obtidos. Fica a decisão da equipe que ataca, marcar um extra point (ponto extra), chutando a bola oval dentro das traves em formato de Y que ficam no final do campo, ou tentar uma two-point conversion (conversão de 2 pontos), se posicionando na linha de 2 jardas e avançando com a bola para dentro da endzone do adverário, marcando um "mini-touchdown". Se o time falhar, nenhum ponto extra é anotado.

A segunda, é o Field Goal, que vale 3 pontos e é conquistado colocando a bola no chão e a acertando entre as traves em formato de Y que ficam atrás da endzone. É comumente utilizado em situações de quarto down ou no final de uma partida para conseguir a vitória. Se o time falhar, a bola é devolvida à linha de scrimmage original, o local do chute, e a posse é dada à equipe adversária.

A terceira, é o Safety, que vale 2 pontos e é conquistado quando um jogador é derrubado, sai pelo fundo ou comete uma falta específica na sua própria endzone.