Por que Lions e Cowboys sempre jogam no Thanksgiving?
23/11/2023
Fonte: Espn
A semana 12 da NFL irá trazer a tradicional rodada do Thanksgiving, feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, com três jogos na quinta-feira (23).

Detroit Lions x Green Bay Packers abrem o dia de jogos às 14h30 (de Brasília), em partida seguida por Dallas Cowboys x Washington Commanders às 18h30 e Seattle Seahawks x San Francisco 49ers marcado para 22h20.

Essa será a 84ª aparição dos Lions no Thanksgiving, enquanto os Cowboys jogarão pela 56ª vez na mesma data, o que faz dos times, de longe, os que mais atuaram no feriado. Mas por que isso acontece?

A história dos Lions no feriado começou em 1934, como uma tática pensada pelo proprietário George A. Richards para atrair mais torcedores ao estádio, em uma jogada de marketing que se tornou genial ao longo dos anos.

O primeiro confronto de Thanksgiving aconteceu contra o Chicago Bears, que acabou vencendo por 19 a 16 diante de 26 mil torcedores no Estádio da Universidade de Detroit, em 29 de novembro de 1934.

Agora, quase 90 anos depois, o futebol do Dia de Ação de Graças segue como um marco em Detroit, com os Lions tendo um retrospecto de 37 vitórias e 44 derrotas em jogos neste feriado, além de dois empates.

Trinta e dois anos depois dos Lions, os Cowboys ingressaram na lista de times que mandam seus jogos no Thanksgiving. Isso aconteceu pela primeira vez em 1966, com vitória sobre o Cleveland Browns por 26 a 14 no Cotton Bowl, com direito a público de mais de 80 mil pessoas.

Tex Schramm, gerente-geral da franquia, queria mais publicidade nacional para os Cowboys. A NFL, que ficou reticente no começo, mudou de ideia após o grande público e iniciou ali mais uma tradição na liga.

Os Cowboys jogaram em casa todos os dias de Ação de Graças desde então, exceto em 1975 e 1977. Nessas duas temporadas, quem mandou as partidas foi o Arizona Cardinals, também como tentativa de aumentar a popularidade do clube dirigido pelo aclamado técnico Don Coryell. O resultado? A equipe perdeu ambos os jogos e, decididamente, Rozelle recorreu a Schramm para recolocar os Cowboys como mandantes no Dia de Ação de Graças.

A tradição se mantém até os dias de hoje. Além de sediarem jogos em seus estádios no Thanksgiving, Detroit Lions e Dallas Cowboys ainda trabalham intensamente em ações à comunidade nesta data. Desde 1997, os Cowboys arrecadaram quase US$ 3 bilhões (R$ 14,7 milhões) para ajudar o Exército da Salvação. Os atletas da franquia também visitam sedes da entidade em Dallas ou Fort Worth, além de fazer entregas de refeições aos necessitados.

Os Lions também retribuem à comunidade durante a semana de Ação de Graças, distribuindo 2,5 mil kits de refeição com perus em seis locais diferentes na região metropolitana de Detroit.

Cada kit contém aproximadamente 26 quilos de alimentos (peru, legumes, recheio, batata, macarrão com queijo, molho e outros itens), distribuído a cerca de 56 mil pessoas. Jogadores e outros voluntários ajudaram na montagem dos kits.