Notícias
Médico que inspirou filme sobre concussões na NFL sugere que quarterback dos Dolphins se aposente aos 24 anos.
07/10/2022
Fonte: Espn
Tua Tagovailoa, quarterback do Miami Dolphins, vive um drama na carreira. Com apenas 24 anos, o atleta foi aconselhado a se aposentar do futebol americano pelo médico Bennet Omalu, famoso neuropatologista que descobriu a encefalopatia traumática crônica, doença progressiva causada por seguidas pancadas na cabeça, e que inspirou a produção do filme ‘Concussion’, gravado em 2015.Em entrevista ao portal TMZ Sports, o doutor foi bastante direto a respeito da condição do atleta e disse que ele não deve voltar a praticar o futebol americano. “Se você ama sua vida, se você ama sua família, você ama seus filhos – se você tem filhos – é hora de ir embora. Vá encontrar outra coisa para fazer”.
Tua sofreu uma forte pancada na cabeça na semana 3, no duelo contra os Bills. O QB bateu com a nuca no chão e tropeçou ao tentar retornar ao huddle na jogada seguinte. Ele foi imediatamente levado para o vestiário com um ferimento na cabeça.
O quarterback passou por uma avaliação, mas voltou para terminar o jogo após o intervalo. Tagovailoa e os Dolphins alagaram que seu tropeço foi causado por uma lesão nas costas no começo da partida.
Na semana seguinte, o atleta esteve em campo na partida contra os Bengals, mas voltou a bater com a cabeça no gramado em lance com Josh Tupou. Após assistir ao lance, o médico acredita que o jogador ‘sofreu danos cerebrais graves e permanentes de longo prazo’.
“Tua, meu irmão. Eu te amo. Eu te amo tanto quanto amo meu filho. Pare de jogar. Pare. Pendure seu capacete e vá embora. Às vezes o dinheiro não vale mais do que a vida humana. Vinte bilhões de dólares não valem mais do que o seu cérebro”, finalizou Omalu.
Para o próximo compromisso da equipe, Teddy Bridgewater, até então reserva, será o titular na vaga de Tua. A partida acontecerá contra os Jets, no próximo domingo (9), às 14h, pela NFL.