Notícias
Drew Brees se desculpa por comentário e pede perdão à comunidade negra.
04/06/2020
Fonte: Espn
Um dos principais nomes da NFL, Drew Brees se desculpou por seu comentário com relação a jogadores que se ajoelham durante a execução do hino dos Estados Unidos e "pediu perdão" à comunidade negra.Em entrevista ao Yahoo na última quarta-feira, o quarterback do New Orleans Saints afirmou que "nunca vou concordar com alguém desrespeitando a bandeira dos EUA ou nosso hino nacional".
O gesto ficou marcado por Colin Kaepernick, ex-San Francisco 49ers, durante a temporada 2016 como crítica às ações policiais contra a comunidade negra. Após a morte de George Floyd em 25 de maio ao ser imobilizado no pescoço pelo policial Derek Chauvin, manifestações e protestos contra o racismo tomaram conta dos Estados Unidos.
O comentário de Drew Brees foi um dos assuntos mais comentados na última quarta, e diversos jogadores da NFL - inclusive companheiros de equipe - criticaram o posicionamento do QB.
Malcolm Jenkins fez um relato emocionante após conversar com o parceiro em New Orleans e chorou em vídeo: "As palavras de Drew durante sua entrevista foram extremamente dolorosas de ouvir, e eu espero que ele se retifique com ação real".
LeBron James, astro da NBA, também criticou o posicionamento de Drew Brees: "Você ainda não entende literalmente por que Kap estava se ajoelhando? Não tem nada a ver com desrespeito à bandeira dos Estados Unidos e nossos soldados (homens e mulheres) que mantêm nossa terra livre".
Nesta quinta, o atleta de 41 anos usou sua conta no Instagram para dizer que conversou com várias pessoas sobre o caso e pediu desculpas por seus comentários "que foram insensíveis e completamente fora do tom sobre os problemas que nós estamos enfrentando agora como um país".
"Eu SEMPRE fui um aliado, nunca um inimigo", continuou Brees, que encerrou assim a carta: "Por isso, eu peço mil desculpas e peço seu perdão".
Leia abaixo a íntegra da posição de Drew Brees
Eu gostaria de pedir desculpas a meus amigos, colegas, cidade de Nova Orleans, comunidade negra, comunidade da NFL e qualquer um que eu tenha ferido com meus comentários ontem. Conversando com alguns de vocês, partiu meu coração saber a dor que eu causei.
Em uma tentativa de falar sobre respeito, unidade e solidariedade centrado ao redor da bandeira américa e do hino nacional, eu fiz comentários que foram insensíveis e completamente fora do tom sobre os problemas que nós estamos enfrentando agora como um país. Eles não tinham consciência e nenhum tipo de compaixão ou empatia. Ao invés disso, essas palavras se tornaram divisíveis e dolorosas e induziram as pessoas a acreditarem que alguém como eu sou um inimigo. Isso não poderia estar mais longe da verdade e não é um reflexo exato do meu coração ou do meu caráter.
Eu me posiciono com a comunidade negra na luta contra a injustiça racial sistemática e a brutalidade policial e apoio a criação de mudanças políticas reais que farão a diferença.
Eu condeno os anos de opressão que tomam lugar contra nossas comunidades negras e ainda existe hoje.
Eu me conscientizei que nós como americanos, incluindo eu mesmo, não fizemos o bastante para brigar por essa igualdade ou verdadeiramente entender as lutas e dificuldades da comunidade negra.
Eu reconheço que sou parte da solução e posso ser um líder para a comunidade negra neste movimento. Eu nunca saberei o que é ser um homem negro ou crescer como uma criança negra nos EUA, mas eu vou trabalhar todos os dias para me colocar dentro disso e lutar pelo que é certo.
Eu SEMPRE fui um aliado, nunca um inimigo.
Eu me sinto enojado pela maneira como meus comentários foram percebidos ontem, mas eu assumo total responsabilidade. Reconheço que eu deveria falar menos e ouvir mais... e quando a comunidade negra está falando sobre sua dor, nós todos precisamos ouvir.
Por isso, eu peço mil desculpas e peço seu perdão.