Glossário
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Audible
Comando de voz em código, dado pelo quarterback já na linha de scrimmage para informar uma mudança de jogada do seu time. Acontece quando o QB percebe que a defesa adversária está postada de forma a impedir a jogada combinada previamente.
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Blitz
Quando os jogadores que jogam atrás da linha de Scrimmage atacam o Quarterback para derrubá-lo ou impedir que ele efetue um passe.
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Center (C)
Posição do jogador da linha ofensiva, cérebro da linha ofensiva. Posicionado no meio da linha de bloqueadores, é o responsável por iniciar a jogada, analisando a defesa e fazendo ajustes no esquema de bloqueio da linha ofensiva. Em seguida, passa a bloquear os adversários para proteger seu quarterback.
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Cornerback (CB)
Posição do jogador da linha secundária, posicionados à frente dos Wide Receivers. Encarregado de marcar os Wide Receivers adversários para impedir que recebam passes. O cornerback pode desviar a bola ou segurá-la antes do adversário - a chamada "interceptação". Também cabe a ele derrubar um recebedor que eventualmente consiga receber um passe, evitando o avanço do adversário.
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Defensive End (DE)
Posição do jogador da linha defensiva. Posicionam-se nas duas extremidades da linha, encarando os offensive tackles adversários. São usados no ataque ao quarterback adversário e para impedir a passagem do running back. Comparados com os Defensive Tackles, os Defensive Ends são tipicamente um pouco menores e mais rápidos.
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Defensive Line
Linha de jogadores defensivos, que alinham opostos à ofensiva do adversário. São a primeira linha de defesa.
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Defensive Tackle (DT)
Posição do jogador da linha defensiva. Fica no miolo da linha defensiva. Podem ser um ou dois, de acordo com o sistema adotado pelo técnico. Quando há apenas um, ele é chamado de nose tackle (NT). Todos pressionam a linha de ataque, impedindo corridas e tentando derrubar o quarterback. Defensive Tackles são os maiores jogadores da defesa.
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Down
Ou descida, as tentativas que uma equipe de ataque tem para avançar as jardas no campo.
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End Line
Linha Final de Jogo.
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Endzone
Área de 10 jardas no final de cada lado do campo, normalmente pintada de uma cor diferente e com as cores do time da casa. Para marcar um touchdown, as equipes tem que chegar nessa área.
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Extra Point
Após o touchdown o time tem direito a uma tentativa de chute entre as duas traves e garantir mais um ponto, há também a possibilidade de tentar-se uma conversão de 2 pontos, mas para isso no lugar de um chute entre as traves terá de ser feito um novo touchdown nessa única tentativa.
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Face Mask
Falta que consiste em agarrar a parte fronteira do capacete de um outro jogador.
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Fake
Enganar,fazer uma jogada que não é o que parece.
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False Start
Infracção na qual um jogador ofensivo se move antes do Snap.
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Field Goal
Quando se acerta um chute entre as duas traves adversárias, vale 3 pontos.
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First Down
Quando o time consegue avançar as 10 jardas e continuar sua campanha ofensiva.
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Free Safety (FS)
Posição do jogador da linha secundária, atuam como últimos homens do campo. É uma espécie de "líbero", que joga recuado, dando cobertura a um dos cornerbacks nas jogadas de passe ou avançando para tentar parar o running back adversário, no caso das jogadas terrestres.
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Fullback (FB)
Posição do jogadorde ataque. Geralmente forte e pesado, tem como função abrir caminho para o running back passar, empurrando quem quer que esteja à sua frente. Mas também pode receber passes curtos, proteger o quarterback e carregar ele mesmo a bola em jogadas curtas.
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Fumble
Quando um jogador deixa a bola escapar de suas mãos, deixando-a livre para ser capturada por qualquer jogador.
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Gap
Espaço entre os jogadores da linha.
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Goal Line
É a linha imaginária que separa o campo da endzone. Quando a bola cruza a goal line, seja correndo ou por passe, é marcado o touchdown para o time que a cruzou.
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Hail Mary
Jogada ofensiva onde o Quarterback lança a bola para a End Zone, sem nenhum alvo, apenas esperando que um jogador da sua equipe a apanhe.
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Handoff
O ato do Quarterback passar a bola para o corredor.
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Holder (H)
Posição do jogador especialista. É encarregado de receber a bola passada pelo long snapper e posicioná-la corretamente para o chute do kicker a chute.
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Holding
Ação ilegal onde um jogador impede o seu adversário de avançar puxando-o.
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Huddle
A reunião rápida dos jogadores para combinar a próxima jogada.
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Illegal Formation
Formação Ofensiva ilegal que ocorre quando estão menos de 7 jogadores na Linha de Scrimmage.
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Incomplete Pass
Passe dianteiro que toca no chão antes do Receiver conseguir apanhar ou uma bola que o jogador apanha fora do campo.
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Interception
Chamada de interceptação no Brasil, é outro grande momento da defesa, ocorre quando algum jogador da defesa consegue pegar o passe do Quarterback, roubando a posse de bola para seu time.
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Interference
Quando o jogador de defesa impede ilegalmente um jogador avançado de apanhar a bola ou quando um jogador de ataque provoca um contato no jogador de defesa para se libertar impedindo-o de defender o passe.
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Kick Returner (KR)
Posição do jogador especialista. Sua função é receber a bola chutada pelo adversário em um kickoff ou punt e avançar com ela o máximo que puder no território adversário.
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Kicker (K)
Posição do jogador especialista. Faz os chutes de precisão. Isto é, a tentativa de ponto extra (chute após um touchdown, que vale um ponto se passar entre as traves) e field goal (chute que vale três pontos, feito em qualquer momento da campanha de ataque). Também costuma ser o responsável pelo kick off (chute de início ou reinício de partida).
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Kickoff
O chute inicial.
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Linebackers (LB)
Posição do jogador de defesa, posicionado atrás da linha defensiva. Responsável tanto por parar o running back adversário que tenha conseguido penetrar ou contornar a linha de defesa, quanto por marcar os recebedores em caso de passes curtos no meio do campo. Também podem avançar para tentar o sack - ou seja, derrubar o quarterback antes de ele lançar a bola.
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Linha de Scrimmage
É uma linha imaginária, que corta o campo de uma lateral a outra, e indica onde a jogada vai começar.
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Live Ball
O período de uma jogada, durante o qual, a bola é considerada em jogo.
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Long Snapper (LS)
Posição do jogador especialista. É ele que inicia uma jogada de chute, passando a bola para trás, por baixo de suas pernas, em direção ao punter (no caso de chute de devolução) ou ao holder (se for um chute de pontuação).
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Motion
Quando um jogador ofensivo se move lateralmente atrás da Linha de Scrimmage, ates do Snap.
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Necessary Line
Linha que é necessário passar, para assegurar um novo first down.
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Offensive Guard (G)
Posição do jogador da linha ofensiva. São dois, um de cada lado do center. Nas jogadas de passe, têm como tarefa bloquear os defensores adversários que tentarem atacar o quarterback. Nas jogadas de corrida, devem abrir espaços para a passagem do running back.
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Offensive Tackle (T)
Posição do jogador da linha ofensiva. São dois, cuidando das extremidades direita e esquerda da linha de bloqueadores. Assim como os guards, têm como tarefa bloquear os defensores adversários que tentarem atacar o quarterback. Nas jogadas de corrida, devem abrir espaços para a passagem do running back.
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Onside Kick
Chute usado no kickoff ou em outro tipo de tiro livre, onde o time em posse da bola a chuta para lateral ao invés de devolver sua posse ao adversário, na tentativa de recupear a posse da bola.
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Overtime
Período extra de jogo que resulta de um empate, no tempo regulamentar.
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Play Action
Tática usada pelo quarterback para enganar a defesa, ele finge um handoff e faz um passe.
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Pocket
Formação na qual a linha ofensiva diminui os espaços entre si para proteger melhor o quarterback, utilizada em situações de passe.
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Punt
Um chute que é dado para devolver a bola ao adversário, usado quando não se consegue avançar as 10 jardas ofensivas.
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Punter (P)
Posição do jogador especialista. Encarregado da devolução de bola ao adversário. Seus chutes não visam anotar pontos, mas colocar o adversário em uma posição de campo longínqua.
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Quarterback (QB)
Posição do jogador cérebro do time. No começo da jogada, ele será posicionado atrás do Center para receber a bola. Durante a jogada, ele pode dar a bola a um Running Back, lançar a bola para um recebedor, ou carregar a bola. Em geral, a jogada a ser executada lhe é comunicada pelo técnico por meio de um pequeno receptor de rádio instalado dentro do capacete.
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Redzone
São as últimas 20 jardas do campo. É uma zona de perigo ou de alerta, pois o adversário está próximo de anotar pontos.
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Runback
Devolver um Kickoff, Punt, Fumble ou Interception.
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Running Back (RB)
Posição do jogador de ataque. Carrega a bola nas jogadas terrestres, recebendo-a diretamente das mãos do quarterback, num movimento chamado handoff. É uma posição que exige força, mas também destreza para “driblar” os defensores adversários.
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Sack
Esse é um dos grandes momentos da defesa, ocorre quando algum jogador consegue passar pela linha ofensiva e derrubar o Quarterback ainda com a bola na mão.
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Safety
Quando algum jogador do time é derrubado pelo time adversário dentro da sua própria endzone, vale 2 pontos.
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Shotgun
Formação de ataque em Passe onde o QB alinha 5 a 7 jardas atrás do Center.
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Snap
Ação onde o Center entrega a bola em mãos ou num lançamento ao seu QB, Kicker ou Punter.
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Strong Safety (SS)
Posição do jogador da linha secundária, atuam como últimos homens do campo. Sua função é parar qualquer adversário que consiga ultrapassar a linha defensiva e os linebackers. Posiciona-se atrás dos linebackers. Nas jogadas aéreas, dá cobertura a um dos cornerbacks, tentando interceptar a bola, desviá-la ou derrubar o adversário que tiver feito a recepção do passe.
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Tackle
Derrubar um jogador Ofensivo com a posse de bola.
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Tight End (TE)
Posição do jogador de ataque. É um híbrido de bloqueador e recebedor de passes, conforme a jogada escolhida. Posiciona-se entre o offensive tackle e o wide receiver.
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Touchback
Ato onde a jogada é considerada morta atrás ou em cima da Goal Line de uma equipe na sequência de um Kickoff, Punt, Interception ou Fumble.
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Touchdown
O grande momento do futebol americano, quando um jogador passa a linha final do campo adversário, vale 6 pontos e dá direito a uma tentativa de extra point.
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Turnover
Perda da posse de bola via Fumble ou Interceptação.
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Two-Minute Warning
Timeout no final do 1º e 3º quarto, para assinalar os 2 minutos restantes de jogo.
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Two-Point Conversion
Ao invés do extra point, o time pode tentar ganhar dois pontos. Para isso, tem que levar a bola de volta para a endzone com apenas uma jogada, que começa na linha de duas jardas.
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Unnecessary Roughness
Jogada ilegal onde os árbitros consideram que um jogador usou uma abordagem violenta para parar o seu adversário.
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Uprights
Postes verticais da baliza.
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Wide Receivers (WR)
Posição do jogador de ataque. São jogadores rápidos que se deslocam em rotas curtas e longas para receber lançamentos do quarteback. Por isso, precisam ter velocidade, impulsão e mãos firmes.